O que são Ácidos Graxos
São ácidos carboxílicos com uma longa cadeia carbônica, geralmente com um número par de átomos de carbono (entre 14 e 24), sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma ou mais instaurações.
O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica constitui a parte apolar.
As propriedades físicas dos ácidos graxos e dos lipídios dependem da ocorrência ou não de insaturações na cadeia de hidrocarboneto e do seu comprimento.
A temperatura de fusão dos ácidos graxos diminui quanto maior for número de insaturações
A temperatura de fusão dos ácidos graxos aumenta quanto maior for o comprimento da cadeia.
Exemplo: O ácido esteárico (saturado) com 18 carbonos tem um ponto de fusão de 69,6ºC, já o ácido oléico (uma insaturação) com 18 carbonos também têm o ponto de fusão de 13,4ºC.
Por outro lado, o ponto de fusão do ácido esteárico (69,6ºC) com 18 carbonos, é maior do que o ponto de fusão de ácido palmítico, pois este tem a fusão de 63,1ºC com apenas 2 carbonos a menos.
A consistência dos ácidos graxos e seus derivados, à temperatura ambiente é uma conseqüência das suas propriedades: ácidos graxos com mais de 14C são sólidos e se, possuírem pelo menos uma dupla ligação, serão líquidos.
Triacilgliceróis
Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras, produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar.
São os lipídeos mais abundante da natureza, são constituídos por 3 moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol.
Os triacilgliceróis são compostos essencialmente apolares, e por isso, podem ser armazenados nas células de forma praticamente anidra.
As gorduras animais e os óleos vegetais são misturas de triacilgliceróis, que diferem na sua composição em ácidos graxos e conseqüentemente no seu ponto de fusão.
Os triacilgliceróis das gorduras animais são ricos em ácidos graxos saturados, o que atribui a esses lipídios uma consistência sólida para uma temperatura ambiente; os de origem vegetal, são ricos em ácidos graxos insaturados, ou seja, são líquidos.
Os óleos vegetais são utilizados para a fabricação de margarinas, através de um processo de hidrogenação, que reduz parte de suas duplas ligações e os torna sólidos quando expostos em temperatura ambiente.
Os triacilgliceróis podem ser hidrolisados, liberando ácidos graxos e glicerol. Se a hidrólise é feita em meio alcalino formam-se sais de ácidos graxos, ou seja, os sabões, e esse processo é conhecido como Saponificação. Este é o principio da fabricação de sabões, tendo como partida a gordura animal, que é fervida em presença de NaOH ou KOH.
ácido, graxo, biologia