sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Questões para concursos públicos de fisioterapeuta - página 2

Questões para concursos públicos de fisioterapeuta


Prepare-se com provas e questões direcionadas para a área de fisioterapia!

Página 2



1. A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, sendo seu objetivo aumentar a
eficiência humana, minimizando o custo individual, ao remover aspectos do trabalho que, a longo prazo, podem provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas, visto que uma das causas de inadaptação ao trabalho pode estar ligada à falta de adequação do corpo frente a uma determinado equipamento. Como as doenças ocupacionais, classificadas como DORT, estão presentes nas mais variadas formas de ocupação humana, o fisioterapeuta deve ocupar-se não só em propiciar tratamento específico a cada caso, como também em trabalhar com mecanismos de prevenção. Assim, ao proporcionar orientações na área da ergonomia, é correto
(A) evitar flexionar e estender a coluna vertebral bruscamente, assim como carregar ou deslocar objetos executando movimentos de rotação brusca.
(B) preferencialmente, levantar e/ ou apoiar objetos no chão ou acima do nível da cabeça, assim como manter a coluna lombar em hiperextensão durante os procedimentos.
(C) levantar pesos mantendo-os afastados do corpo, como forma de intensificar o trabalho dos eretores das coluna vertebral, e associando o movimento à rotação da coluna vertebral.
(D) manter-se em posições fixas, seja sentado ou em pé, durante muito tempo, pois favorece o trabalho dos proprioceptores das articulações da coluna vertebral, facilitando a postura.
2. A lombalgia é, ainda hoje, uma das principais causas de incapacidade entre os trabalhadores. A alta incidência dessa manifestação álgica seja entre trabalhadores da indústria, seja entre lavradores ou mulheres que desempenham suas funções no lar, representa um enorme impacto econômico, devido às influências negativas na qualidade de vida das pessoas e aos altos custos gerados com assistências à saúde, em dias de afastamento da atividade, entre outras situações. A adoção de medidas ergonômicas é capaz de reduzir em 80 % a incidência de dores lombares e o fisioterapeuta necessita demonstrar habilidade em conduzir uma boa análise ergonômica e postural para propor modificações nos ambientes de forma preventiva. Com base, pois, na adoção de critérios biomecânicos do ser humano, é correto
(A) evitar a flexão do tronco – durante a escrita, deve-se manter a inclinação posterior do assento, permitindo a sua utilização correta na extremidade.
(B) diminuir a alavanca de movimento, reduzindo o braço de potência e aumentando o braço de
resistência com relação à ferramenta utilizada.
(C) eliminar esforço estático – o auxílio mecânico e a diminuição do peso dos objetos deve ser uma prioridade constante em qualquer trabalho ergonômico.
(D) aplicar o PEPLOSP ao manusear peças, isto é, observar os seguintes detalhes: P – perto do corpo;
E – elevado na altura de 90 cm do piso; P – pequena distância horizontal entre a origem e o destino;
L – leves; O – obliquamente; S – sempre; P – pega adequada para as mãos.
3. O reconhecimento de várias especialidades em fisioterapia tem aberto o campo de trabalho da profissão. Dentre as especialidades, encontramos a Fisioterapia em Saúde da Mulher – FISM, que trata da aplicabilidade da Fisioterapia nas mais variadas fases da saúde da mulher, razão pela qual o conhecimento anatômico nessa área é importante na avaliação e no planejamento de tratamento. Entre as estruturas importantes na saúde da mulher estão os MAP – músculos do assoalho Pélvico, e sobre eles é correto afirmar:
(A) o esfíncter externo do ânus fecha o canal retal e mantém a ereção do clitóris.
(B) o ísquio cavernoso suporta e fixa o corpo do períneo, além de suportar o peso das vísceras.
(C) o bulbo esponjoso ajuda a manter as vísceras pélvicas em posição e resiste à pressão abdominal.
(D) coccígeo e o isquiococcígeo formam o diafragma pélvico e dão suporte às vísceras pélvicas.

Gabarito:
1. A
2. C
3. D

Mais questões para concursos de fisioterapia

Voltar para a lista de questões de Fisioterapia

Melhores Artigos de Educação Profissional e Concursos

Apostilas Gratuitas para Concurso


Apostilas recomendadas para profissionais que desejam prestar algum concurso público ou atualizar seus conhecimentos em alguma área.
Para o nível fundamental, médio, superior e técnico.
Elas possuem conteúdos diversos juntamente com questões de provas anteriores, o setor público oferece salários mais atraentes e estabilidade, a carreira pública tornou uma ótima opção para quem procura estabilidade em sua profissão.
Quase que diariamente são criadas novas vagas de emprego e oportunidades para profissionais de diversas áreas incluindo ensino para professor em diversos estados incluindo nos mais economicamente ativos do país como incluindo São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Lista completa de apostilas para concursos na área de direito, administração, contabilidade e educação.

Dicas para Entrevista de Emprego


Veja as dicas de Max Gehringer para fazer uma entrevista com a empresa em que você deseja trabalhar, falar sobre desenvolvimento profissional e pessoal, desafios na profissão, envolvimento profissional, participação em projetos, organização, contribuição para o sucesso da sua empresa ajuda na hora da entrevista; Profissionais de Alagoas, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, confiram nosso artigo.
Aponte habilidades vistas como de grande utilidade no mercado de trabalho como criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, competência, proatividade, responsabilidade, empenho e entusiasmo. Confira !
Dicas de Max Gehringer para um entrevista de emprego

Aperfeiçoamento Profissional

Aprenda a ser uma melhor profissional na área em que você atua seja da educação primária, superior, administração ou advocacia. Obtenha um melhor retorno na função em que você atua.
Vídeos de aperfeiçoamento profissional

Concursos em Alagoas, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,seja para Fisioterapeuta, Engenheiro, catcho, seleção catcho, Informatica, temporários, Assistente Social, Advogado, Eletricista, Administrador, Técnico, Médico, Serviço Social, enfermagem, fármacia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e psicologia. Aqui você pode conferir todas as vagas para professores em curitiba, ponta grossa, montes claros, prefeitura municipal de schroeder, toledo, são leopoldo,campo grande, camargo corrêa, vagas para engenheiros, administradores, advogados, economistas, técnicos, fisioterapeutas.
Aqui você encontra seu oportunidade em qualquer área de atuação, oportunidades e ofertas não faltam!.

Palavras mais Procuradas:
cdrj, vaga professora curitiba, concurso docas advogado rj
resultado do concurso de itapema -sc, emprego para professor em curitiba, apostila cdrj, cst centro de solidariedade ao trabalhador, emprego p/ professor pr, administração pública cespe, gestão de pessoas para seleções nas diversas bancas, NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS, NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA, RECURSOS HUMANOS, MPU GESTÃO DE PESSOAS.

Exercícios de Informática e Provas para Concursos do TRT e INSS
Administração Pública MPU
Tribunal Regional do Trabalho TRT
Tribunal Regional Eleitoral TRE
Arquivologia para MPU
Noções de Arquivologia MPU
Noções de Arquivologia para Cespe, Fundação Carlos Chagas e ESAF.
Questões de Administração Pública CESPE
Questões CESPE LRF
Arquivologia para Concursos Públicos
Administração Pública
Gestão de Pessoas
Informática para Concursos
Português para Provas do TRT RS
Direito Administrativo para Provas do TRT RS
Prova Ancine 2012
Concurso do BNDES e TRE de Pernambuco