Questões para concursos públicos de fisioterapeuta
Prepare-se com provas e questões direcionadas para a área de fisioterapia!
Página 2
1. A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, sendo seu objetivo aumentar a
eficiência humana, minimizando o custo individual, ao remover aspectos do trabalho que, a longo prazo, podem provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas, visto que uma das causas de inadaptação ao trabalho pode estar ligada à falta de adequação do corpo frente a uma determinado equipamento. Como as doenças ocupacionais, classificadas como DORT, estão presentes nas mais variadas formas de ocupação humana, o fisioterapeuta deve ocupar-se não só em propiciar tratamento específico a cada caso, como também em trabalhar com mecanismos de prevenção. Assim, ao proporcionar orientações na área da ergonomia, é correto
(A) evitar flexionar e estender a coluna vertebral bruscamente, assim como carregar ou deslocar objetos executando movimentos de rotação brusca.
(B) preferencialmente, levantar e/ ou apoiar objetos no chão ou acima do nível da cabeça, assim como manter a coluna lombar em hiperextensão durante os procedimentos.
(C) levantar pesos mantendo-os afastados do corpo, como forma de intensificar o trabalho dos eretores das coluna vertebral, e associando o movimento à rotação da coluna vertebral.
(D) manter-se em posições fixas, seja sentado ou em pé, durante muito tempo, pois favorece o trabalho dos proprioceptores das articulações da coluna vertebral, facilitando a postura.
2. A lombalgia é, ainda hoje, uma das principais causas de incapacidade entre os trabalhadores. A alta incidência dessa manifestação álgica seja entre trabalhadores da indústria, seja entre lavradores ou mulheres que desempenham suas funções no lar, representa um enorme impacto econômico, devido às influências negativas na qualidade de vida das pessoas e aos altos custos gerados com assistências à saúde, em dias de afastamento da atividade, entre outras situações. A adoção de medidas ergonômicas é capaz de reduzir em 80 % a incidência de dores lombares e o fisioterapeuta necessita demonstrar habilidade em conduzir uma boa análise ergonômica e postural para propor modificações nos ambientes de forma preventiva. Com base, pois, na adoção de critérios biomecânicos do ser humano, é correto
(A) evitar a flexão do tronco – durante a escrita, deve-se manter a inclinação posterior do assento, permitindo a sua utilização correta na extremidade.
(B) diminuir a alavanca de movimento, reduzindo o braço de potência e aumentando o braço de
resistência com relação à ferramenta utilizada.
(C) eliminar esforço estático – o auxílio mecânico e a diminuição do peso dos objetos deve ser uma prioridade constante em qualquer trabalho ergonômico.
(D) aplicar o PEPLOSP ao manusear peças, isto é, observar os seguintes detalhes: P – perto do corpo;
E – elevado na altura de 90 cm do piso; P – pequena distância horizontal entre a origem e o destino;
L – leves; O – obliquamente; S – sempre; P – pega adequada para as mãos.
3. O reconhecimento de várias especialidades em fisioterapia tem aberto o campo de trabalho da profissão. Dentre as especialidades, encontramos a Fisioterapia em Saúde da Mulher – FISM, que trata da aplicabilidade da Fisioterapia nas mais variadas fases da saúde da mulher, razão pela qual o conhecimento anatômico nessa área é importante na avaliação e no planejamento de tratamento. Entre as estruturas importantes na saúde da mulher estão os MAP – músculos do assoalho Pélvico, e sobre eles é correto afirmar:
(A) o esfíncter externo do ânus fecha o canal retal e mantém a ereção do clitóris.
(B) o ísquio cavernoso suporta e fixa o corpo do períneo, além de suportar o peso das vísceras.
(C) o bulbo esponjoso ajuda a manter as vísceras pélvicas em posição e resiste à pressão abdominal.
(D) coccígeo e o isquiococcígeo formam o diafragma pélvico e dão suporte às vísceras pélvicas.
Gabarito:
1. A
2. C
3. D
Mais questões para concursos de fisioterapia
Voltar para a lista de questões de Fisioterapia