Questões de ética do servidor na administração pública
Prepara-se para o concurso do inss para técnico previdenciário em 2010!1. Segundo Kraemer (2010) a ética profissional é um conjunto de princípios que regem a conduta funcional e comportamental daqueles que compõem determinada profissão. No que diz respeito à profissão do secretário executivo, o código de ética objetiva:
A) zelar pelo engrandecimento da profissão.
B) fixar normas de conduta para o comportamento dos secretários quando se trata de relações com a própria categoria.
C) fixar normas de conduta para o comportamento dos secretários quando se trata de relações com a organização em que atua e em especial com o gestor ao qual assessora.
D) fixar normas de conduta para o comportamento dos secretários quando se trata de relações com o poder público e a sociedade de uma forma geral.
E) fixar normas de conduta para o comportamento dos secretários quando no exercício da profissão e regular suas relações com a própria categoria, com os poderes públicos e com a sociedade de uma forma geral.
2. Sobre ética, assinale a alternativa correta.
A) A ética não pode ser determinada por relações sociais.
B) Por terem a mesma raiz no latim, ética e moral têm o mesmo significado.
C) Ética é um conjunto de normas que regem a boa conduta humana. Está relacionada com a percepção que um sujeito tem e como se sente em relação a outro ser.
D) Embora esteja fundamentada na Filosofia, a ética não contribui para o desenvolvimento histórico e cultural da humanidade, pois o seu objeto de estudo é o comportamento das pessoas.
E) Uma pessoa ética age em conformidade com costumes e valores consagrados, seguindo-os muitas vezes por conveniência.
“Quando estouram as denúncias contra Marcos Valério, Fernanda Karina, ex-secretária do empresário, vem a público e confirma as acusações de Roberto Jefferson. Desmentindo publicamente seu ex-patrão, Karina afirma que Valério mantinha contatos frequentes com membros da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores e sacava grandes somas de dinheiro na véspera de seus encontros com esses políticos. Acuado, Marcos Valério
acusa Fernanda Karina de tentativa de extorsão: segundo ele, sua ex-secretária havia lhe pedido dinheiro para silenciar sobre o que supostamente sabia [...] Jogada no olho do furacão criado em torno do escândalo político, Fernanda Karina alcança certa notoriedade. A visibilidade obtida pela ex-secretária no início da crise atrai inclusive o interesse de uma revista masculina: em junho de 2005 Fernanda Karina é convidada a posar nua nas páginas da Playboy. Em resposta, Fernanda Karina afirma que só realizaria o ensaio mediante o pagamento de um cachê de 2 milhões de reais. Esse montante, segundo ela, seria usado para viabilizar sua candidatura a deputada federal nas eleições do ano seguinte. O acordo com a revista não se realizou, e Fernanda Karina se limita a um pouco expressivo ensaio fotográfico nas páginas da Revista da Folha. Mesmo
assim, nas eleições de 2006, Fernanda Karina sai candidata a deputada federal pelo PMDB de São Paulo, obtendo uma votação irrisória”. (ALMEIDA, 2008, p.3).
Com base no texto acima é possível afirmar que a ex-secretária em questão violou diretamente o seguinte princípio do código de ética do profissional de Secretariado:
A) combater o exercício ilegal da profissão.
B) estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.
C) é vedado ao profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.
D) é vedado aos profissionais: a) utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores
pessoais [...]; b) prejudicar deliberadamente outros profissionais no ambiente de trabalho.
E) cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo através do exemplo de seus atos, para elevar a categoria, obedecendo aos preceitos morais e legais.
Gabarito:
1. E 2. C 3. E
Palavras-Chaves: INSS, 2010, Concursos, ética, profissional, do, servidor, público, administração pública