IFAL em Alagoas
Exames para seleção em cursos técnicos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL - Alagoas está com inscrições abertas até o dia 1º de novembro para o exame que irá selecionar candidatos para participação em cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos subseqüentes com o total 1131 vagas ofertadas nas duas modalidades de ensino com o objetivo de fomentar a ocupação de técnicos no estado e propondo uma maior oportunidade de emprego para a população.
Requisitos:
A participação no concurso em cursos técnicos de nível integrados ao ensino médio são destinados apenas aos candidatos que tenham, no mínimo, concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental assim como na modalidade subsequente tem como o requisito mínimo a conclusão do ensino médio ou equivalente, a prova terá validade em Maceió, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios e Satuba cidades pertencentes ao estado de alagoas.
Vagas:
Maceió possui 70 vagas para o curso técnico integrado de Eletrônica, 70 para Eletrotécnica , 70 para Mecânica,70 para Química,70 para Edificações e Informática com apenas 36 vagas, totalizando 386 vagas.
Em Palmeira dos Índios são ofertadas 72 vagas para Eletrotécnica, 72 vagas em Edificações, 36 vagas em Informática no total de 210 vagas.
Para Marechal Deodoro oferece 80 vagas para Guia de Turismo Regional, 80 vagas para Meio Ambiente, sendo no total 160 vagas disponíveis.
Na cidade de Satuba é ofertado o curso de agropecuária, sendo 34 vagas para o regime de residência e 120 para semi-residência ou externato.
Para curso na modalidade subsequente o concurso oferece em Maceió (Alagoas) 40 vagas para Eletrotécnica,50 vagas em Mecânica e 40 vagas para Química, todos no turno noturno. Para a cidade de Palmeira dos Índios, são ofertados o curso de Redes de Computadores com 35 vagas.
Em Satuba o total de vaga para os cursod de Agricultura são de 28 vagas e zootecnia oferece outras 28 vagas para os candidatos.
Alunos que estudaram em escola pública durante quatro anos tem maiores vantagens na seleção pois 50% das vagas oferecidas aos candidatos são destinados a quem vêm de escola pública.
Inscrições:
Inscrições serão efetuadas no site http://exame.ifal.edu.br, candidatos que provenientes de ensino público deverão comprovar sua condição com certidão original ou cópia de histórico escolar ou declaração de escola e encaminhar a Copes(Comissão Permanente de Exame de Seleção).
A taxa de inscrição para o concurso do IFAL é de R$ 15, As provas ocorrerão no dia 22 de novembro, às 9 horas abordando matérias de Lingua Portuguesa, Matemática, Geografia e História.